A Conferência da Cidade de Várzea Grande aprovou uma proposta estratégica de ampliação viária que promete transformar a mobilidade urbana e conectar importantes regiões do município. Apresentada pela Secretaria Municipal de Viação e Obras, a iniciativa prevê intervenções em vias estruturantes, criação de novas rotas e ocupação planejada do anel viário, com foco na fluidez do tráfego, no acesso ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon e na integração dos bairros leste, central e norte da cidade.
A proposta está em conformidade com o Plano Diretor e a Lei Complementar nº 4.701/2021, que orientam o desenvolvimento sustentável de Várzea Grande, e reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização da infraestrutura urbana.
Intervenções previstas:
Avenida São Gonçalo: será ampliada para 24 metros de largura em um trecho de 1,4 km, ocupando cerca de 3,4 hectares. A via passará a ter padrão de avenida arterial, ideal para o escoamento de tráfego de média e longa distância.
Avenida Governador João Ponce de Arruda: a requalificação prevê 36 metros de largura em 2,17 km de extensão, com implantação de faixas exclusivas para transporte coletivo, ciclovias e calçadas acessíveis, alinhadas aos princípios da mobilidade urbana sustentável.
Nova área administrativa no bairro Cristo Rei: cerca de 4,8 hectares hoje ocupados por campos de futebol amador serão destinados à construção de um complexo técnico-administrativo da Prefeitura. A descentralização visa facilitar o acesso da população a serviços públicos e fortalecer a presença institucional na região.
A região norte, que vem se consolidando como um polo de inovação, educação e serviços, foi apontada como uma nova centralidade urbana em formação. Para reduzir a dependência da Avenida da FEB principal corredor de ligação com o aeroporto e a capital Cuiabá a proposta cria rotas alternativas, mais seguras e eficientes.
A recente inauguração da ponte Sarita Baracat também contribui para a reestruturação do sistema viário, servindo como base para a reorganização do tráfego com foco em segurança, conectividade e sustentabilidade.
Um dos destaques do projeto é a ocupação estratégica de aproximadamente 3,4 hectares de áreas públicas ao longo do anel viário. Por serem terrenos já pertencentes ao município, as intervenções poderão ser executadas sem necessidade de desapropriações, o que acelera os prazos e reduz os custos da obra.
Todas as intervenções foram elaboradas com base em estudos técnicos que consideram o crescimento populacional, a segurança de pedestres e ciclistas, a acessibilidade universal e a integração com o sistema de transporte coletivo. O conjunto de medidas reforça o planejamento urbano e evidencia o compromisso da gestão municipal com a mobilidade e a qualidade de vida da população várzea-grandense.