Um convênio firmado entre o Procon Municipal de Cuiabá e a operadora Claro tem facilitado a resolução de reclamações de consumidores insatisfeitos com serviços de telefonia. A iniciativa implantou um totem com computador na sede do Procon, permitindo que o cliente fale diretamente com um atendente da operadora por videoconferência. Com essa solução, cerca de 90% das queixas são resolvidas rapidamente, sem a necessidade de longas esperas ou intermediações.
Antes da instalação do dispositivo, os atendimentos exigiam que servidores do Procon atuassem como intermediários entre o consumidor e a operadora. Agora, com acesso direto, o processo se tornou mais ágil e menos desgastante. A secretária-adjunta do Procon, Mariana Almeida Borges, destaca que a iniciativa nasceu após diversas reuniões motivadas pelo grande número de queixas recebidas, principalmente relacionadas a cobranças indevidas, serviços não contratados e quebra de contrato.
O Procon Municipal registra cerca de 20 a 30 reclamações diárias só relacionadas à telefonia, dentro de um total de aproximadamente 400 queixas por dia. A atuação do órgão tem sido eficaz, como no caso de um consumidor multado indevidamente após cancelar um plano por falta de cobertura. Após mediação do Procon, o problema foi resolvido. O órgão orienta que consumidores sempre exijam informações claras antes de contratar serviços e busquem apoio em caso de dúvida ou prejuízo.