O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta segunda-feira (1º) a redução da carga horária dos funcionários da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que atuam na manutenção e limpeza da capital. A medida foi tomada como forma de proteção à saúde dos colaboradores, diante das intensas ondas de calor e da baixa umidade que atingem a cidade durante o período de estiagem.
Com a mudança, as equipes terceirizadas responsáveis por atividades como varrição, capinagem, roçagem, pintura de meio-fio, manutenção de praças, parques e jardinagem, passam a cumprir uma nova jornada diária de 5h30, distribuída entre 7h às 10h e 14h às 16h30. O objetivo é evitar a exposição nos horários mais críticos de sol forte.
“Estamos enfrentando uma situação severa de calor e seca, e a nossa principal preocupação é garantir a saúde dos trabalhadores que cuidam da cidade. Por isso, reduzi a carga horária, sem comprometer os serviços, para que eles possam trabalhar com mais segurança”, afirmou o prefeito.
Além da mudança na jornada, os trabalhadores seguem recebendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como chapéus, roupas de manga longa, óculos escuros e luvas. Também foram instalados pontos de hidratação nos locais de atuação das equipes.
A medida reforça o alerta feito pela Prefeitura no último dia 20 de agosto sobre os cuidados necessários durante o período de seca, que deve se prolongar até outubro. A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância da hidratação constante e da proteção solar, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.
Recentemente, Cuiabá registrou temperaturas de até 40°C, conforme medição automática, e 39,4°C na aferição manual do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), tornando-se a segunda capital mais quente do país em 2025, atrás apenas do Rio de Janeiro.