Em duas ações simultâneas realizadas na madrugada deste sábado (11), a Operação Lei Seca prendeu 12 motoristas em Cuiabá. As blitzes, realizadas em diferentes pontos da Avenida Carmindo de Campos, no Bairro Shangrilá, fiscalizaram condutores nos dois sentidos da via.
Do total de presos, dez foram autuados por dirigir sob influência de álcool (artigo 306 do CTB), enquanto outros dois foram detidos por entregar a direção do veículo a uma pessoa não habilitada (artigo 310 do CTB).
Segundo relatório da operação, 138 veículos foram abordados e 140 testes do etilômetro (bafômetro) foram realizados. Como resultado, 36 veículos (25 carros e 11 motocicletas) foram removidos do local.
A operação, que teve início por volta das 3h e se estendeu até as 6h, também resultou na aplicação de 62 multas. As infrações registradas incluíram consumo de bebida alcoólica, falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), direção por pessoa não habilitada e falta de licenciamento, entre outras.
Nos casos de prisão por embriaguez, os condutores foram autuados criminalmente e precisaram pagar fiança para responder ao processo em liberdade. A penalidade administrativa inicial é uma multa de R$ 2.934,70, valor que pode dobrar em caso de reincidência. Os motoristas também tiveram a CNH suspensa e o veículo apreendido.
A Operação Lei Seca é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI). A edição desta madrugada contou com a participação de equipes do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Detran, Politec, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.











