Uma explosão destruiu oito casas geminadas no bairro de Ouro Preto, em Olinda, na manhã deste domingo (19). Doze pessoas estavam nos imóveis no momento da tragédia, que resultou em duas mortes confirmadas, nove feridos e uma idosa, identificada como Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, que permanece soterrada sob os escombros. Ela é cadeirante e esposa de uma das vítimas fatais.
As vítimas que não resistiram foram Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, que morreu no local, e José de Lima, de 67 anos. O idoso foi transportado de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, com queimaduras em 90% do corpo, mas não sobreviveu.
A causa da explosão, que ocorreu por volta das 7h30, ainda é desconhecida e está sob investigação. Vizinhos relataram ter sentido um forte cheiro de gás logo após ouvirem o estrondo.
Grande Estrutura de Socorro no Local
Uma força-tarefa foi mobilizada para o atendimento e resgate. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano foi acionado às 7h32 e enviou 14 viaturas. O Corpo de Bombeiros atua com nove viaturas, 33 agentes e o auxílio de cães farejadores nas buscas pela idosa desaparecida.
Entre os feridos, a TV Globo apurou que duas crianças e uma mulher foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Olinda. O estado de saúde das demais vítimas não foi divulgado.
Danos Estruturais e Ações das Autoridades
De acordo com o secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D’Albuquerque, uma casa vizinha ao local da explosão será desocupada preventivamente porque teve uma parede destruída sobre o telhado. Outras residências próximas sofreram danos, mas não precisarão ser interditadas.
A área foi isolada pela Polícia Militar. Equipes da Defesa Civil Estadual e Municipal acompanham os trabalhos e farão uma avaliação estrutural dos imóveis após o término do resgate. O Instituto de Criminalística realiza perícia no local para ajudar a esclarecer as causas do acidente, caso que será investigado pela Delegacia do Varadouro, da Polícia Civil.
Pronunciamentos
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que está em viagem na China, lamentou o ocorrido através da rede social X. Ela afirmou estar em contato com a governadora em exercício, Priscila Krause (PSD). “Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas”, escreveu.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), declarou que a prefeitura e o governo estadual seguem atuando nas ações de resgate e prestando suporte às vítimas. “Toda a estrutura da prefeitura segue mobilizada para continuar oferecendo o suporte e acolhimento necessários”, afirmou.











