O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) de Mato Grosso aplicou mais de R$ 153 milhões em multas entre janeiro e outubro deste ano em ações de combate a crimes ambientais em todo o estado.
As fiscalizações ocorreram em todos os 142 municípios, com apoio dos 15 Comandos Regionais, e mais de R$ 3 milhões foram aplicados apenas em garimpos ilegais.
Durante o patrulhamento realizado no âmbito do Programa Tolerância Zero, as equipes apreenderam 32 caminhões, 73 maquinários, nove máquinas pesadas, 15 motosserras e 34 reboques.
No período, também foram lavrados 1.151 boletins de ocorrência, além de centenas de termos e autos de infração, e mais de 1.000 animais foram resgatados.
No policiamento fluvial, os militares recolheram cinco embarcações, 540 quilos de pescado e centenas de redes e apetrechos de pesca, além de aplicar dezenas de notificações.
As operações identificaram 15 áreas de garimpo ilegal, resultando em novas apreensões de maquinários, veículos e armas de fogo.
De acordo com o comandante do BPMPA, tenente-coronel Fagner Augusto do Nascimento, o fortalecimento das ações é reflexo dos investimentos do governo estadual em viaturas, armamentos e tecnologia, que ampliaram a capacidade operacional em regiões de difícil acesso.
O trabalho conjunto com Sema, Ibama e outros órgãos tem sido fundamental para proteger a fauna e a flora de Mato Grosso.
Em reconhecimento a esse esforço, o Batalhão Ambiental conquistou o segundo lugar no Prêmio Brasil+, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por suas ações no enfrentamento aos crimes ambientais.











