O programa de videomonitoramento Vigia Mais MT auxiliou as forças de segurança na prisão de 158 pessoas procuradas pela Justiça de Mato Grosso e de outros estados, entre janeiro e 15 de dezembro de 2025. A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado.
De acordo com balanço parcial do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), 43 prisões ocorreram por meio do reconhecimento facial e outras 115 a partir da leitura de placas de veículos. Os dados mostram o avanço do uso da tecnologia na segurança pública.
O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, destacou que o sistema funciona como uma “muralha digital”, dificultando a circulação de criminosos foragidos e fortalecendo a atuação das forças policiais.
Segundo o gestor, a inteligência artificial do reconhecimento facial amplia a capacidade de identificação de condenados foragidos, contribuindo para mais segurança e liberdade de circulação à população.
Entre os casos citados está a prisão de um homem de 44 anos, condenado a mais de 18 anos por estupro de vulnerável, identificado durante o Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães. Outros foragidos também foram presos em Várzea Grande e Cuiabá.
Lançado em 2023, o Vigia Mais MT já se tornou referência nacional em 2025. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o programa vem servindo de modelo para outros estados devido aos resultados positivos alcançados.











