A Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) pode instituir uma Câmara Setorial Temática (CST) ou um Grupo de Trabalho específico para tratar da grave situação da barragem da Usina Hidrelétrica de Colíder. A proposta foi apresentada pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos) durante a sexta reunião ordinária do colegiado, realizada nesta terça-feira (19).
O presidente da comissão, deputado Chico Guarnieri (PRD), destacou a urgência do tema, mencionando o risco de colapso da estrutura da usina e os impactos negativos para a população local, além de prejuízos ao setor comercial e turístico. A criação de um grupo para acompanhar de perto a situação visa buscar soluções antes que ocorram danos maiores.
Participando da reunião remotamente, o deputado Diego Guimarães classificou o cenário como alarmante. Segundo ele, a barragem secou recentemente, provocando a morte de peixes e aumentando o temor quanto à integridade da estrutura. “A situação é trágica. Em uma visita ao local, identificamos quatro dos 70 drenos já rompidos em um curto período de tempo”, relatou.
Guimarães também chamou atenção para as consequências econômicas e sociais da crise, como a queda na arrecadação municipal e os danos à economia local, especialmente à cadeia produtiva ligada ao lago da usina, incluindo comércio, pousadas, marinas, pesqueiros, turismo e pesca.
Guarnieri lembrou ainda que o esvaziamento da barragem foi autorizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e que a medida vem prejudicando não apenas o setor energético, mas também afetando empregos e a renda da população da região.
Para acompanhar de perto os desdobramentos, a comissão deve realizar visitas técnicas ao município. Além disso, foi anunciado que, na próxima quinta-feira (21), a Comissão de Indústria estará em Comodoro para discutir o potencial econômico da cidade e dialogar com lideranças locais, incluindo prefeito, vereadores e representantes da sociedade civil.
Projetos aprovados
Durante a reunião, os deputados Chico Guarnieri, Júlio Campos (União) e Diego Guimarães também aprovaram três projetos que seguem agora para deliberação em plenário.
Entre os destaques, está o Projeto de Lei nº 1143/2025, de autoria de Diego Guimarães, que cria o “Dia Estadual do SEBRAE MT”, a ser celebrado anualmente em 19 de setembro, em reconhecimento ao trabalho da instituição no desenvolvimento de Mato Grosso. Contudo, a proposta foi analisada pela sua prejudicialidade, por já estar contemplada na Lei nº 12.817/2025.
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 811/2025, do deputado Valdir Barranco (PT), que institui o Cadastro Estadual de Experiências Turísticas Tradicionais. A proposta foi aprovada com base no Substitutivo Integral nº 01.
Além disso, o colegiado analisou o Projeto de Lei nº 16/2024, que trata do uso das mídias sociais para promoção turística no estado. O projeto foi aprovado, enquanto o PL nº 427/2025, também sobre o tema, foi rejeitado.