Ampliação do atendimento a estudantes com deficiência nas escolas de Cuiabá

Reprodução: Internet.
01 á 07 - Banner Secundario - Pref de Rondonopolis - PI 40253

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçou o atendimento a estudantes com deficiência com a contratação de 240 novas Cuidadoras de Alunos com Deficiência (CADs) nos meses de julho e agosto deste ano. Com essa ampliação, o município passa a contar com um total de 1.940 profissionais que acompanham diariamente crianças com deficiência física, auditiva e visual nas escolas da rede municipal. Atualmente, 2.645 estudantes recebem esse tipo de suporte especializado durante o período escolar.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, a ampliação do quadro de cuidadores atende a uma solicitação do prefeito Abilio Brunini e da primeira-dama Samantha Iris. O objetivo é garantir que crianças sem autonomia para alimentação, higiene ou locomoção tenham a assistência necessária no ambiente escolar. A coordenadora de Educação Especial da SME, professora Neuraides Ribeiro, destaca que esse suporte está respaldado por normas do Ministério da Educação, como a Nota Técnica nº 19/2010, e pelo Parecer nº 50/2024 do Conselho Nacional de Educação, que assegura a presença de profissionais de apoio aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outras deficiências.

Para ter acesso ao cuidador, a família ou responsável legal deve procurar a direção da escola e apresentar os documentos e laudos médicos necessários. Em casos onde a criança apresenta comportamentos atípicos, a gestão escolar pode solicitar uma avaliação da equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação — composta por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagoga —, desde que autorizada pelos pais ou responsáveis. A iniciativa visa garantir um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades de cada aluno.

01 á 07 - Banner Secundario - Pref de Rondonopolis - PI 40253

Deixe uma resposta