As obras do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande já alcançaram 44% de execução, com cinco estruturas, entre pontes e viadutos, concluídas. Outras duas seguem em construção, junto com os trabalhos de implantação das pistas. O viaduto na interseção com a MT-010 (Estrada da Guia) já está com a estrutura finalizada, e as equipes agora atuam nos aterros e nos acabamentos, como a pavimentação da rotatória inferior. Também já estão prontos o viaduto da MT-251 (Estrada de Chapada), duas passagens de nível e a ponte sobre o Rio Cuiabá.
Ainda estão em andamento o viaduto da MT-400 (Avenida Antártica), em Cuiabá, e o da BR-163/364, em Várzea Grande. Além disso, o projeto prevê a construção de 21,5 km de pistas duplicadas com pavimento de concreto, atualmente na fase de terraplenagem. A proposta do Rodoanel é oferecer uma rota alternativa para veículos pesados, desviando o tráfego do perímetro urbano e contribuindo para a fluidez nas principais vias da região metropolitana. A obra é fruto de uma parceria entre o Governo de Mato Grosso e o DNIT, e a primeira etapa vai conectar a BR-163/364, em Várzea Grande, até a MT-251, em Cuiabá.
Com orçamento inicial de R$ 206 milhões, o investimento é dividido entre União (60%) e Estado (40%), sendo que o Governo de Mato Grosso também cobre custos com desapropriações e possíveis reajustes. Uma futura ampliação está em análise, ligando a MT-251 à BR-070/163/364, após o Distrito Industrial, o que poderá estender o Rodoanel a 52 km. A construção começou em 2006, mas foi interrompida em 2011 devido a denúncias. Só em 2021, após a resolução de impasses jurídicos pela Secretaria de Infraestrutura, as obras foram retomadas com a nova gestão estadual.