Bombeiros controlam incêndio no Parque Serra Ricardo Franco após 10 dias de combate

Reprodução: Internet.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conseguiu extinguir, neste sábado (30), o incêndio florestal que atingia o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, localizado em Vila Bela da Santíssima Trindade, a 522 km de Cuiabá. A operação, que durou dez dias, envolveu um esforço conjunto de bombeiros, equipes especializadas, forças de segurança e apoio de produtores rurais da região.

O fogo teve início no dia 21 de agosto, após a identificação do primeiro foco de calor por imagens de satélite monitoradas pela Sala de Situação Central do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). Diante da gravidade da situação, uma operação emergencial foi organizada em parceria com o 5º Comando Regional Bombeiro Militar, responsável pela região oeste do estado. O capitão Cristhian Lorhan Ferreira Borges, comandante da operação local, destacou que a prioridade era proteger a biodiversidade do parque, considerada uma das mais ricas de Mato Grosso.

Durante a ação, equipes terrestres enfrentaram terrenos de difícil acesso para conter os focos ativos, enquanto o monitoramento aéreo foi realizado com o uso de helicópteros e da aeronave Air Tractor 802, especializada no lançamento de água. A força-tarefa contou com apoio do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) e do GAVBM (Grupo de Aviação do CBMMT). Mais de 10 km de aceiros foram abertos para conter o avanço das chamas, com o auxílio de maquinário cedido por moradores e produtores locais, que se integraram às ações como parceiros estratégicos.

Apesar do fogo ter sido extinto, o tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, comandante do BEA, informou que o parque segue sob vigilância constante, devido ao risco de reignições causado pelos ventos e pela baixa umidade. O Governo de Mato Grosso segue investindo fortemente no combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, destinando R$125 milhões para essas ações em 2025, sendo R$78 milhões diretamente aplicados na estrutura e nas operações do Corpo de Bombeiros.

O CBMMT também reforça a proibição do uso do fogo para limpeza de áreas rurais e urbanas. No Pantanal, a queima está proibida de 1º de junho a 31 de dezembro. Já nas regiões da Amazônia e Cerrado, o período de restrição vai de 1º de julho até 30 de novembro. Em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. Em caso de suspeita de incêndios, as denúncias podem ser feitas pelos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Deixe uma resposta