Bombeiros controlam incêndios florestais em MT e alertam para proibição do uso do fogo

Reprodução: Internet.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu um incêndio florestal em Nova Nazaré e mantém 16 focos ativos sob controle. Ao todo, as equipes combatem diretamente 26 incêndios em várias regiões do estado, com operações reforçadas por aeronaves, helicópteros, caminhões-pipa e máquinas pesadas.

Além dos combates em áreas urbanas e rurais, o CBMMT também atua de forma emergencial em territórios como o Assentamento Passa Vinte, entre General Carneiro e Barra do Garças, mesmo sendo área federal. Foi solicitado ao IBAMA que assuma a coordenação nas áreas de sua responsabilidade.

Em 24 horas, foram registrados 236 focos de calor em Mato Grosso, a maioria na Amazônia. Atualmente, 74 focos ativos estão sendo monitorados, incluindo 38 incêndios florestais — nove deles em terras indígenas, onde a atuação cabe ao Governo Federal. A Operação Infravermelho fiscaliza as demais ocorrências, visando punir queimadas ilegais.

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o CBMMT já extinguiu 167 focos em 105 municípios. A corporação reforça que o uso do fogo é proibido durante todo o ano em áreas urbanas, e sazonalmente em zonas rurais, com denúncias podendo ser feitas pelo 193 ou 190.

Deixe uma resposta