A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) cedeu à Prefeitura de Cuiabá uma unidade móvel do programa Imuniza Mais MT para intensificar a vacinação contra sarampo e influenza nos próximos dias. A ação começa nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/09), das 8h às 20h, na Universidade de Cuiabá (Unic). No fim de semana (27 e 28/09), a unidade estará no Shopping Estação, das 11h às 19h. Na próxima semana, a vacinação segue na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em frente ao Restaurante Universitário, nos dias 2 e 3 de outubro, das 9h30 às 13h30 e das 8h às 12h, respectivamente.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, reforçou a importância da participação da população para atualizar a caderneta de vacinação. Segundo ela, as unidades móveis são estratégias eficazes para ampliar a cobertura vacinal, inclusive em áreas de difícil acesso. O coordenador estadual de Imunização, Marx Camarão, explicou que o caminhão é equipado para atender com segurança e conta com motorista cedido pelo Estado. Já a equipe de profissionais, os insumos e a organização da ação ficam sob responsabilidade da Prefeitura.
Cidades interessadas em utilizar a estrutura móvel devem fazer a solicitação ao Escritório Regional de Saúde correspondente, informando os locais e datas desejadas, com limite de até 20 dias consecutivos de uso. No último final de semana, a unidade esteve no Shopping 3 Américas, em Cuiabá, em uma ação voltada à prevenção do sarampo.
Enquanto isso, o outro caminhão do programa segue em atividades em Sinop até o dia 29 de setembro. A partir de segunda-feira (29/09), a unidade será enviada a Primavera do Leste para reforçar a vacinação contra o sarampo, após a confirmação de dois casos na cidade — ambos pacientes sem histórico vacinal, que haviam retornado de viagem à Bolívia e tiveram contato com pessoas doentes.
Criado em 2021, o Imuniza Mais MT é uma iniciativa do Governo do Estado para incentivar a imunização em todos os 142 municípios mato-grossenses. O programa já distribuiu cerca de R$ 20 milhões em premiações para as cidades com melhores índices de cobertura vacinal. Na última avaliação, realizada em março deste ano, foram analisados os resultados de dez vacinas do calendário infantil.











