Comissão da ALMT inicia debate sobre futuro da distribuição de energia em Mato Grosso

Reprodução: Internet.

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) passou a integrar a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que irá discutir os rumos da distribuição de energia elétrica no estado. O grupo de trabalho foi oficialmente instalado nesta terça-feira (2), com foco na análise do contrato de concessão da Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia em Mato Grosso, cujo atual contrato termina em dezembro de 2027.

Durante a reunião de instalação, os parlamentares debateram diversos problemas enfrentados pela população com relação ao serviço prestado, como falhas na manutenção das redes e investimentos considerados insuficientes. A comissão terá como missão avaliar se a concessão deve ser renovada, se será necessário abrir nova licitação ou até mesmo considerar a reestatização do serviço.

Chico Guarnieri destacou a importância da Energisa dialogar com a Assembleia e com a sociedade para alinhar os investimentos às reais necessidades do estado. Ele também questionou os altos valores apresentados pela concessionária, citando como exemplo o caso de um curtume em Barra do Bugres, que recebeu da empresa um orçamento de R$ 3,3 milhões para instalação de uma nova rede elétrica, enquanto orçamentos privados apontam valores significativamente menores.

O deputado ainda criticou erros na instalação de postes em locais inadequados, como na rodovia MT-247, entre Barra do Bugres e Lambari D’Oeste, onde a rede teve de ser reposicionada. Ele também relatou que, na região, produtores rurais estão sendo orientados a participar da manutenção das redes — uma responsabilidade que deveria ser da concessionária. A Comissão já planeja novas etapas de trabalho, incluindo reuniões com o Ministério de Minas e Energia, a Aneel e o Cade, articuladas pela deputada Janaina Riva (MDB). O grupo é presidido por Max Russi (PSB), tendo Wilson Santos (PSB) como vice e Eduardo Botelho (União Brasil) como relator.

Deixe uma resposta