Cuidado com e-mails falsos: Procon alerta sobre golpe que usa nome do órgão

Tem circulado um novo golpe por e-mail envolvendo o nome do Procon Estadual, e é importante ficar atento. Estelionatários estão enviando mensagens falsas que informam sobre supostas intimações ou agendamentos em unidades do Procon, principalmente em Cuiabá, mas também já há registros em municípios do interior de Mato Grosso.

Esses e-mails geralmente vêm com links suspeitos com frases como “Ver detalhes” e usam um formato que tenta imitar comunicações oficiais. Mas, na verdade, esses links podem conter vírus ou permitir o acesso de criminosos a dados pessoais e sigilosos do consumidor.

Cristiane Vaz, secretária adjunta do Procon Estadual, explica que essas mensagens não seguem o padrão real do órgão e que os golpistas costumam usar endereços de e-mail que não pertencem ao domínio oficial do Procon-MT. “É importante prestar atenção no endereço de quem enviou a mensagem e nunca clicar em links desconhecidos”, orienta.

Ainda segundo ela, o Procon Estadual não envia links por e-mail para acessar dados de processos. Quando há notificações, elas são enviadas por e-mails oficiais — como o atendimentoproconmt@setasc.mt.gov.br e procon.processo@setasc.mt.gov.br ou por correspondência via Correios.

Então, se você receber alguma mensagem suspeita dizendo que há uma reclamação sua tramitando no Procon e pedindo para clicar em um link para verificar detalhes, desconfie. O melhor a fazer é ignorar a mensagem, não clicar em nada e procurar os canais oficiais do órgão para tirar qualquer dúvida.

Fica o alerta: na dúvida, não arrisque. A segurança dos seus dados vem sempre em primeiro lugar.

Deixe uma resposta