A Defesa Civil de Cuiabá segue monitorando os efeitos das chuvas intensas registradas desde o fim de semana, mas o cenário atual é de estabilidade. Segundo balanço atualizado, não há mais pontos de alagamento e não foram registradas novas ocorrências graves até o início desta semana.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, as equipes permaneceram mobilizadas desde a noite de sábado. No domingo (8), todas as regiões já estavam sem retenção de água, sem impactos ao trânsito, residências ou comércio, apesar da continuidade das chuvas.
As áreas mais afetadas durante o temporal foram bairros como Parque Cuiabá, Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida, São Gonçalo, Coxipó e a região central. Em três ocorrências, no Parque Atalaia e Parque Cuiabá, o Corpo de Bombeiros precisou resgatar moradores ilhados, além do atendimento humanitário a famílias afetadas.
Como medida preventiva, foi realizada vistoria no pontilhão entre a Cohab São Gonçalo e o bairro Nossa Senhora Aparecida, resultando em interdição parcial para veículos pesados. A Secretaria de Obras também programou a limpeza do córrego São Gonçalo, enquanto a Semob reforça a sinalização no local.
Mesmo com alerta severo emitido durante o temporal, a avaliação técnica aponta que o sistema de drenagem respondeu dentro do esperado. A Defesa Civil reforça que segue em estado de atenção, mantendo equipes de prontidão e orientando a população a acompanhar os alertas oficiais e acionar os canais de emergência quando necessário.











