Deputado destaca recursos para combate à Hanseníase e busca mudar realidade de Mato Grosso

Reprodução: Internet.

O deputado estadual Dr. João (MDB) reafirmou nesta segunda-feira (25) o compromisso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) no enfrentamento da hanseníase, uma doença negligenciada que ainda representa um grave problema no estado. Durante uma reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Hanseníase, da qual é presidente, ele anunciou a garantia de pelo menos R$\2 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para dar início às ações de combate à doença.

“É urgente que o enfrentamento aconteça imediatamente. Especialistas já indicaram que, mesmo começando agora, serão necessários pelo menos cinco anos para que haja mudanças no cenário e até dez anos para os resultados completos. O tratamento exige tempo, acompanhamento contínuo e busca ativa dos pacientes, sendo um trabalho detalhado e prolongado”, ressaltou Dr. João.

O deputado também informou que houve diálogo com a liderança do governo e a Comissão de Saúde, resultando em um acordo para que o valor esteja disponível ainda este ano no orçamento. “Mato Grosso é um estado rico e não pode continuar relegando a saúde a uma prioridade secundária. Precisamos de ações firmes para transformar essa realidade”, acrescentou.

A reunião contou com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf, presidente da Comissão de Saúde da Corte, que elogiou a iniciativa. “Parabenizo o Dr. João por dar destaque a esse tema tão relevante. Como conselheiro, meu papel é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos, e por isso procurei o deputado. Sem financiamento adequado, políticas públicas não avançam”, disse.

Maluf enfatizou a importância de focar a atenção básica, capacitando médicos clínicos gerais para diagnosticar a hanseníase precocemente. “Precisamos formar um grande número de profissionais preparados para identificar os casos desde os primeiros sintomas”, afirmou.

Também presente, o deputado estadual Paulo Araújo (PP) parabenizou Dr. João por abordar essa questão delicada que afeta diretamente a qualidade de vida dos mato-grossenses.

O médico especialista em hanseníase, Dr. Zenildo Pacheco, membro da Câmara Técnica de Hanseologia do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), ressaltou a dificuldade de acesso a especialistas e defendeu a necessidade de formação contínua. “Estamos em um dos locais do mundo com maior incidência da doença, infelizmente. Porém, ainda há tempo para mudar esse quadro. O conselho já está formando a terceira turma de hansenologistas”, destacou.

A representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Alessandra Moraes, reforçou o apoio do governo à Frente Parlamentar e elogiou a condução dos trabalhos por Dr. João. “Com essa articulação e determinação política, acreditamos que avanços importantes serão alcançados”, garantiu.

Dados preocupantes

Mato Grosso continua sendo o estado brasileiro com a maior incidência de hanseníase. Em 2021, registrou a maior taxa de detecção do país, com 58,79 casos por 100 mil habitantes. Em 2023, os números voltaram ao nível pré-pandemia, atingindo 129,65 casos por 100 mil habitantes.

Criada em abril, a Frente Parlamentar tem como missão propor e acompanhar políticas públicas de combate à hanseníase, incluindo campanhas de conscientização, capacitação profissional, ampliação do diagnóstico, divulgação e combate ao estigma social relacionado à doença.

“O mais importante é dar início às ações. Já garantimos os recursos iniciais e vamos atuar em parceria com órgãos de saúde, prefeituras e instituições para tirar Mato Grosso desse triste posto. Essa luta é pela vida, dignidade e saúde do nosso povo”, finalizou Dr. João.

Deixe uma resposta