Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Divulgações
Dois homens, de 27 e 39 anos, foram presos com gaiolas carregadas de pássaros silvestres nesta terça-feira (23) em Confresa (1160 km a Nordeste). Os animais foram resgatados e os suspeitos detidos por crime ambiental. Eles alegaram que as aves eram legalizadas, mas não apresentaram documentação.
Os suspeitos foram encontrados após uma denúncia anônima afirmar que uma dupla estava capturando aves silvestres no córrego da Onça, zona rural de Confresa. No local a equipe avistou dois homens portando gaiolas. Ao serem abordados, alegaram que estavam colhendo capim para alimentar os pássaros.
Em verificação, os suspeitos não apresentaram documentação ou licença que comprovasse a posse ou o transporte legal das aves. No interior do veículo foram apreendidas três gaiolas contendo pássaros das espécies curió e capim tiririca.
Diante da ausência de documentação exigida conforme legislação ambiental e da necessidade de apurar a origem dos animais, os dois homens foram detidos para esclarecimentos.
Na Delegacia de Confresa os conduzidos foram ouvidos e autuados pelo crime previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/98 (matar, perseguir, caçar, apanhar, coletar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente).