Com a 23ª rodada concluída, a disputa pelo Campeonato Brasileiro se concentra em um praticamente empate técnico entre Flamengo (41,77% de chances) e Palmeiras (40,24%), segundo projeções do Gato Mestre baseadas em modelos estatísticos. O Cruzeiro, que já disputou todas as suas 23 partidas, aparece em terceiro, com 14,76% de chances, mas a vantagem numérica de jogos atrasados de seus rivais o coloca em desvantagem na corrida.
Ambos os principais candidatos estão realizando suas melhores campanhas na era dos pontos corridos. O Flamengo, líder com 50 pontos em 22 jogos (15V, 5E, 2D), superou sua marca anterior de 49 pontos em 2019. O Palmeiras, por sua vez, soma 46 pontos em apenas 21 partidas (14V, 4E, 3D), superando seus 45 pontos alcançados em 2019 e 2022. A vitória rubro-nega sobre o Juventude e a goleada alviverde sobre o Internacional foram cruciais para manter o acirramento.
As projeções são calculadas pelo economista Bruno Imaizumi, que aplica modelos estatísticos sobre uma base de dados de 4.779 jogos de Brasileirão, utilizando a métrica de expectativa de gol (xG) para medir a eficiência real das equipes. O Flamengo encara o Vasco no Maracanã, enquanto o Palmeiras recebe o Fortaleza no Allianz Parque; resultados positivos são essenciais para que ambos mantenham o ritmo nesta que é a disputa mais equilibrada dos últimos anos.