O Fluminense oficializou a contratação do técnico argentino Luis Zubeldía, que deve desembarcar no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (26) para iniciar os trabalhos no clube. O primeiro treino sob seu comando está previsto para as 9h. O contrato firmado vai até o fim de 2026. Ao lado de Zubeldía chegam também seus auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.
Zubeldía se torna o primeiro treinador estrangeiro a comandar o Fluminense em quase três décadas — o último havia sido Hugo de León, em 1997. Antes de fechar com o argentino, o clube tricolor tentou contratar Gabriel Milito, que recusou a proposta.
O técnico, de perfil enérgico à beira do campo, teve uma passagem marcante pelo São Paulo em 2024, quando substituiu Thiago Carpini. Logo no início, conseguiu uma sequência de 13 partidas invicto e levou o time às quartas de final da Libertadores, sendo eliminado nos pênaltis pelo Botafogo, que viria a ser campeão. Na Copa do Brasil, o São Paulo caiu diante do Atlético-MG na mesma fase.
Apesar do bom início, o rendimento do time caiu. No Brasileirão, terminou em sexto lugar, encerrando a competição com cinco jogos sem vencer. Na avaliação de Zubeldía, o fato de o time estar em uma zona da tabela sem grandes objetivos nas rodadas finais afetou o desempenho dos jogadores. Um dos pontos criticados pela torcida foi a relutância do treinador em utilizar atletas da base. O atacante William Gomes, por exemplo, teve poucas oportunidades antes de ser vendido ao Porto em janeiro de 2025.
Durante sua boa fase no comando do São Paulo, o argentino chegou a receber sondagens do Boca Juniors e da seleção do Equador, mas permaneceu acreditando que poderia conquistar a Libertadores pelo clube. No entanto, mudanças na política financeira do São Paulo em 2025 impactaram o projeto esportivo. Com cortes no orçamento, o elenco foi enxugado e reforços foram pontuais. Mesmo assim, Zubeldía levou o time à semifinal do Paulistão, onde foi eliminado pelo Palmeiras em um jogo cercado de polêmicas de arbitragem. Na Libertadores, conquistou três vitórias fora de casa na fase de grupos — um feito inédito para o clube —, mas enfrentou dificuldades com desfalques e irregularidade na temporada.
Sem conseguir manter o desempenho no Campeonato Brasileiro, o treinador deixou o cargo após uma derrota para o Vasco, no Morumbis, em junho. Ao todo, comandou o São Paulo em 85 partidas, com 38 vitórias, 27 empates e 20 derrotas.
Agora no Fluminense, Zubeldía assume o desafio de reorganizar a equipe e manter o clube competitivo em meio à temporada.











