A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou o “Prêmio Redação Nota Mil”, com o objetivo de reconhecer estudantes da rede estadual que se destacarem na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa foi oficializada pela Portaria nº 782/2025 e prevê o pagamento de prêmios em dinheiro para alunos que alcançarem nota 960, 980 ou 1.000 na prova. Os valores variam entre R$500,00 e R$ 5.000,00, conforme o desempenho.
Para receber o benefício, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio na rede estadual no mesmo ano da realização do Enem. Também poderão participar ex-alunos que finalizaram os estudos em 2025, mesmo que já não estejam mais matriculados. A nota deve ser comprovada com o resultado oficial do exame, em formato PDF, emitido pelo Inep, além da documentação pessoal e comprovante de conclusão do curso.
O processo de validação será feito pelas escolas e pelas Diretorias Regionais de Educação (DRE) e Metropolitana (DME), responsáveis por confirmar a autenticidade dos documentos apresentados. O pagamento será feito preferencialmente por PIX ou transferência bancária diretamente ao estudante. Se ele não tiver conta bancária, o valor poderá ser depositado na conta de um dos pais ou responsáveis legais.
Segundo o secretário Alan Porto, a premiação vai além do valor financeiro e busca incentivar o protagonismo estudantil. Para ele, o reconhecimento é uma forma de valorizar o esforço dos jovens e promover uma cultura de incentivo à leitura e à escrita nas escolas. Porto acredita que a iniciativa terá um impacto positivo tanto no desempenho dos alunos quanto no ambiente escolar como um todo.