Um homem de 25 anos foi preso preventivamente na manhã desta segunda-feira (11), em Sorriso (MT), por descumprir diversas vezes as medidas protetivas concedidas à sua ex-companheira. A prisão foi executada por agentes do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, como parte da Operação Shamar, que integra a campanha nacional “Agosto Lilás”, voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher.
O mandado foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Sorriso após a vítima, de 27 anos, relatar novos episódios de agressão e intimidação. Segundo ela, o ex-companheiro, em visível estado de embriaguez, invadiu sua casa, levou à força o filho de 3 anos do casal e, no dia seguinte, retornou ao local e destruiu móveis. A mulher também afirmou que o agressor a perseguia frequentemente, inclusive em seu local de trabalho. Diante das denúncias e provas, a delegada Layssa Crisostomo de Paula Leal solicitou a prisão, que foi autorizada pela Justiça.
O acusado foi localizado em sua residência e encaminhado à delegacia, onde foram tomadas as providências legais antes de ser colocado à disposição do Judiciário. A ação integra a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Justiça, em alusão ao mês que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica e de proteção às mulheres brasileiras.