Implantação do Sistema BRT avança em Cuiabá e Várzea Grande com melhorias no transporte e urbanização

Reprodução: Internet.

O Sistema BRT (Bus Rapid Transit) está sendo implementado em Cuiabá e Várzea Grande com o objetivo de oferecer um transporte coletivo mais ágil, seguro e eficiente para a população. O projeto inclui corredores exclusivos para ônibus de alta capacidade, estações modernas, integração com outros meios de transporte e melhorias urbanas ao longo do percurso, como a criação de um parque linear e a revitalização das calçadas.

O BRT é um sistema de transporte coletivo pensado para garantir deslocamentos rápidos e confortáveis, com infraestrutura que vai além das faixas exclusivas para ônibus. Ele conta com estações acessíveis e climatizadas, embarque em plataforma no mesmo nível do veículo, bilhetagem antecipada para agilizar o acesso e controle inteligente do trânsito, que prioriza a passagem dos ônibus em cruzamentos. A operação é planejada para manter horários regulares e reduzir o tempo de espera, além de informar os passageiros sobre os horários das próximas viagens. A integração com outras linhas amplia o alcance do sistema, que oferece também linhas expressas com menos paradas.

Em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto prevê dois corredores principais. O primeiro liga o novo Terminal de Várzea Grande, próximo ao aeroporto, até o Terminal do CPA, passando por avenidas importantes e atravessando o Rio Cuiabá. O segundo corredor sai do Terminal do Coxipó e segue pelo centro da capital. Serão cinco linhas de ônibus no total: duas paradoras que percorrem todos os pontos dos corredores e três expressas que fazem trajetos mais rápidos entre os terminais e o centro.

Além do transporte, o projeto contempla melhorias urbanas, como drenagem, calçadas novas e a implantação do Parque Linear da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Com 6,2 km, o parque será destinado a atividades físicas e lazer, incluindo ciclovias, pistas de caminhada e equipamentos esportivos, além de contar com áreas arborizadas com espécies do cerrado. Pequenas praças urbanas com serviços e travessias seguras para pedestres também farão parte da requalificação.

As obras começaram após licitação em 2022, com o consórcio Construtor BRT responsável pela execução, que somava investimentos de R$ 468 milhões. No entanto, devido ao descumprimento dos prazos, o contrato foi rescindido no início de 2025. Esse consórcio terminou algumas etapas, como a pavimentação em Várzea Grande e melhorias na iluminação pública, e agora tem prazo até outubro para concluir os trechos pendentes e realizar eventuais correções.

Com a rescisão, novos contratos foram firmados para finalizar as obras em diferentes lotes. O Consórcio Integra BRT foi contratado para concluir o trecho entre o CPA e Várzea Grande, onde já realiza intervenções na Praça Ulisses Guimarães, na Avenida XV de Novembro e na região da Prainha.

Atualmente, o consórcio Construtor BRT está finalizando ajustes no asfalto, calçadas, drenagem e sinalização em áreas sob sua responsabilidade. Já o Consórcio Integra BRT segue com as obras no parque linear e vias adjacentes.

A Secretaria de Infraestrutura do Mato Grosso (Sinfra-MT) mantém processos licitatórios abertos para a construção dos terminais, implantação do Centro de Comando e Operações, estações do BRT, sistemas inteligentes e sinalização, visando a conclusão do sistema e a ampliação do serviço na região.

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