O governador Mauro Mendes recebeu, nesta terça-feira (23.9), do Senado Federal, a Comenda Governadores pela Alfabetização na Idade Certa, em reconhecimento aos avanços alcançados na área.
A premiação é uma iniciativa do Senado, do Ministério da Educação, da Unesco Brasil e de organizações parceiras como Fundação Roberto Marinho, Fundação Lemann, Instituto Natura e Bem Comum. Foram homenageados também os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Raquel Lyra (Pernambuco) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Entre os critérios de avaliação estiveram o Índice de Alfabetização (ICA), a redução das desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, a formação de professores e gestores escolares e o engajamento público por meio do ICMS Educacional e da taxa de escolarização líquida.
“Esse reconhecimento mostra que Mato Grosso está no caminho certo. Saímos de uma das piores colocações do país e hoje estamos no top 10 nacional, ocupando a 9ª posição. Isso é resultado do esforço diário dos nossos professores e dos investimentos históricos que estamos fazendo na Educação”, destacou Mauro.
Entre as ações nesta área, o governador citou o programa Alfabetiza MT, que premia as unidades de ensino básico com os melhores desempenhos na alfabetização, motivando toda a comunidade escolar.
De acordo com Mauro, o papel das prefeituras, que atuam em parceria com o estado, também tem sido fundamental para os avanços na alfabetização.
“Tenho orgulho de muitas das nossas ações. Mas a que mais me dá orgulho é o avanço na Educação. Dedico esse prêmio aos professores e profissionais da Educação que tem trabalhado muito para conquistar esses resultados”, concluiu.