Na próxima terça-feira (19), a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) promove o Mutirão Pop Rua em seis municípios: Cuiabá, Juína, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. A ação tem como foco a garantia de direitos básicos para pessoas em situação de rua, como a emissão de segunda via de certidões e orientação jurídica gratuita.
Em Cuiabá, o atendimento será realizado das 8h às 11h na Praça Alencastro, em parceria com o Fórum Pop Rua e o Movimento População de Rua. Nos mesmos horários, a ação ocorrerá em:
Juína: no CREAS
Tangará da Serra: no CREAS
Primavera do Leste: no Albergue Santa Úrsula
Rondonópolis: no Centro de Referência Especializado Pop Rua, com serviços extras como corte de cabelo, barba, sobrancelha, unhas e café da manhã, com apoio do Senac
Já em Sinop, os atendimentos acontecem de 18 a 20 de agosto, de forma itinerante, em parceria com a prefeitura. Os locais incluem projetos sociais e comunidades terapêuticas.
A defensora pública Jacqueline Ciscato destacou que o mutirão, realizado todos os anos em 19 de agosto, é mais do que um serviço jurídico: “é um elo entre a Defensoria, a população em situação de rua e os órgãos públicos, fortalecendo o acesso a direitos e à cidadania”.
A data foi escolhida por marcar o Dia Nacional de Luta e Visibilidade da População em Situação de Rua, instituído após o Massacre da Sé, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas na Praça da Sé, em São Paulo. A ação busca chamar atenção da sociedade e do poder público para a criação de políticas efetivas e inclusivas.
Segundo dados de março de 2025 do Cadastro Único (CadÚnico), o estado de Mato Grosso tem 3.568 pessoas vivendo nas ruas, sendo 1.563 apenas em Cuiabá, que ocupa o 18º lugar entre as capitais com maior número de moradores de rua.