Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Sonja Margarida Melo e Professora Dalva Galdino de Barros iniciaram nesta segunda-feira (9) o ano letivo de 2026 em Várzea Grande. Recém-inauguradas, as unidades oferecem quase 500 vagas para crianças de 0 a 3 anos, com capacidade para atender 240 alunos em cada creche.
O secretário municipal de Educação, Igor Cunha, acompanhou o início das aulas no CMEI Sonja Margarida Melo, na região do Marajoara, ao lado da diretora Gisele Cristine de Campos Xavier. Ambos recepcionaram crianças e pais, destacando a estrutura moderna, funcional e segura da unidade.
Segundo a diretora, a comunidade aguardava com expectativa a abertura das creches, uma antiga demanda da região. Ela ressaltou que a primeira semana é dedicada à adaptação das crianças e das famílias ao novo ambiente, com acolhimento e atenção especial aos pequenos.
Embora o ano letivo municipal tenha começado em 6 de fevereiro, os dois CMEIs, inaugurados em dezembro de 2025, passaram por ajustes finais antes de iniciar as atividades. As obras fazem parte de projetos antigos, alguns cadastrados no MEC desde 2012, que foram finalmente concluídos e entregues pela atual gestão.
As unidades seguem o padrão Proinfância do FNDE e contam com estrutura completa, incluindo salas de aula, berçários, lactário, parque infantil e ambientes adaptados. Juntas, receberam investimentos superiores a R$ 5 milhões, e, segundo a Secretaria de Educação, todas as escolas da rede municipal estão em pleno funcionamento conforme o planejamento de 2026.











