Nesta sexta-feira (12), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Escudo, com o objetivo de cumprir mandados judiciais contra suspeitos envolvidos em uma tentativa de latrocínio ocorrida em um condomínio de Cuiabá.
A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, resultou no cumprimento de três mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Garantias da Capital. Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos alvos e um comparsa foram flagrados em posse de veículos e peças automotivas oriundas de roubos ou furtos, sendo autuados em flagrante por receptação.
As investigações apontam que a tentativa de latrocínio foi ordenada por um detento da Penitenciária Central do Estado (PCE). No dia 1º de outubro de 2024, por volta das 21h55, a vítima percebeu comportamento anormal de seus cães e, ao checar as câmeras de segurança, notou que as imagens estavam distorcidas. Armado com uma pistola legalmente registrada, ele saiu para verificar o que estava acontecendo e foi surpreendido por disparos efetuados pelos criminosos.
Houve troca de tiros entre a vítima e os assaltantes, que fugiram do local ao perceber que a arma da vítima precisava ser recarregada. Eles escaparam pulando o muro do condomínio em direção à rodovia MT-251. As imagens de segurança confirmaram a atuação de três indivíduos armados na tentativa de roubo.
Em outra frente da operação, os policiais realizaram buscas em uma residência, onde foram encontradas três motocicletas com registro de furto ocorrido em Várzea Grande, além de diversas peças de moto. Dois homens que estavam no local foram presos em flagrante por receptação qualificada.
De acordo com o delegado Romildo Nogueira, responsável pela investigação, o principal objetivo da operação é enfraquecer a atuação do grupo criminoso e prevenir novos crimes planejados de dentro do sistema prisional.
O nome “Operação Escudo” faz referência ao papel da Polícia Civil como linha de defesa da sociedade. Assim como um escudo protege contra ataques, a atuação da corporação busca garantir segurança e tranquilidade à população, combatendo diretamente ações criminosas.