O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso iniciou, na noite desta quinta-feira (12), a Operação Carnaval 2026, com foco na prevenção de acidentes, vistoria de eventos e atendimento emergencial. A ação busca garantir mais segurança aos foliões e reduzir riscos durante o período festivo.
A operação mobiliza 226 bombeiros militares e 64 viaturas, distribuídos entre equipes de prevenção, presença nos principais pontos de festa e reforço nas unidades operacionais. As ações ocorrem diretamente em 25 municípios, sem prejuízo ao atendimento em todo o Estado.
De acordo com o diretor Operacional, coronel Rafael Ribeiro Marcondes, o Carnaval registra aumento expressivo de público em eventos e maior fluxo nas rodovias, o que exige reforço na fiscalização, nas vistorias das medidas de segurança e na pronta resposta às ocorrências.
A corporação atuará em ações estratégicas de prevenção e combate a incêndios, salvamento, atendimento pré-hospitalar, fiscalização dos preventivos contra incêndio e intervenções imediatas em situações de risco, inclusive em eventos religiosos e locais com grande concentração de pessoas.
As equipes estarão posicionadas de forma integrada e estratégica nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, entre outros 20 municípios contemplados pela operação.
A Operação Carnaval 2026 segue até a Quarta-feira de Cinzas (18), reforçando a importância da colaboração da população para um Carnaval mais seguro e tranquilo em todo o Estado.











