Duas edições da Operação Lei Seca realizadas simultaneamente na madrugada deste domingo (22), em Cuiabá, resultaram na prisão de 16 pessoas. Quinze delas foram detidas por dirigir sob efeito de álcool, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. A outra prisão ocorreu por adulteração de veículo, crime previsto no artigo 311 do Código Penal.
As ações aconteceram nos dois sentidos da Avenida Miguel Sutil, nos bairros Jardim Cuiabá e Cophamil. Durante a operação, 87 veículos foram abordados e 89 testes de bafômetro foram aplicados. Como resultado, 31 veículos foram removidos — 25 automóveis e 6 motocicletas.
A operação teve início por volta das 3h da manhã e se estendeu até às 6h. No total, 66 autuações foram registradas, sendo 35 relacionadas diretamente ao consumo de álcool. As demais multas foram aplicadas por irregularidades como ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), problemas no licenciamento, entre outras infrações.
Nos casos de embriaguez ao volante, além da prisão em flagrante, os condutores enfrentam multa no valor inicial de R$ 2.934,70, podendo dobrar em caso de reincidência. Também há suspensão do direito de dirigir e outras penalidades previstas em lei.
As operações foram conduzidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com participação de equipes do Batalhão de Trânsito da PM (BPMTran), Delegacia Especializada de Trânsito (Deletran), Semob, Detran, Politec, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.