Operação Libertas: Polícia Civil mira facção criminosa em Rondonópolis

01 á 07 - Banner Secundario - Pref de Rondonopolis - PI 40253

A Polícia Civil cumpriu, na manhã desta terça-feira (27), 50 ordens judiciais na Operação Libertas, com foco em desarticular uma célula de facção criminosa atuante no bairro Jardim Brasília, em Rondonópolis. O grupo é investigado por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Ao todo, foram expedidos 22 mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão, além de medidas cautelares como quebra de sigilo bancário e telemático e bloqueio de contas bancárias. As ordens foram determinadas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias da Comarca de Cuiabá.

A operação é conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, com a participação de 17 equipes da Delegacia Regional. Todas as diligências são realizadas dentro do próprio município.

A Operação Libertas integra a Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, do Governo de Mato Grosso. As investigações tiveram início em maio de 2024, após prisões e apreensões de drogas, armas e dinheiro, o que levou à instauração de três inquéritos policiais.

Com o avanço das apurações, a Polícia Civil identificou a estrutura da facção, com cargos e funções definidas. Entre os alvos estão uma liderança responsável pela negociação e distribuição de drogas e o chamado “gerente”, encarregado de recolher e repassar os valores do tráfico.

Segundo a delegada Anna Paula Marien, o grupo utilizava contas bancárias de terceiros para lavar dinheiro, movimentando valores incompatíveis com a renda declarada. Mesmo sem atuar diretamente na venda de drogas ou em atos violentos, esses envolvidos tinham papel essencial ao dar aparência de legalidade ao dinheiro ilícito.

01 á 07 - Banner Secundario - Pref de Rondonopolis - PI 40253

Deixe uma resposta