A Polícia Militar de Mato Grosso realizou 1.423 operações e ações de policiamento ostensivo ao longo de 2025, número 20,2% superior ao registrado em 2024, quando foram realizadas 1.184 operações. Os dados abrangem todos os 142 municípios do Estado.
Segundo a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da PMMT, o crescimento se deve, principalmente, à maior integração entre unidades da corporação e instituições parceiras, além da intensificação de grandes operações voltadas a eventos e ações estratégicas.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Anderson Luiz do Prado, destacou que as operações são planejadas com base nos índices criminais e registros de ocorrências, buscando garantir a ordem pública, com prisões em flagrante e apreensões de materiais ilícitos.
Desde novembro de 2024, com a implantação do Programa Tolerância Zero pelo Governo do Estado, a PM manteve em 2025 a operação de mesmo nome, reforçando abordagens, checagens e ações repressivas. A iniciativa inclui fases como “Força Total”, em todo o Estado, e “Resposta Imediata”, atualmente concentrada em Cáceres, com foco no combate às facções criminosas.
A corporação também investiu na aproximação com a sociedade por meio da Operação Centro Seguro, iniciada em junho, com policiamento a pé em áreas comerciais. Em sua fase “Final de Ano”, a ação reforçou a presença policial em períodos de maior circulação de pessoas e pagamentos de salários.
Em grandes eventos, a PM garantiu segurança em ocorrências de destaque, como o show do Guns ‘n Roses, em outubro, com mais de 900 policiais, e a Stock Car, em novembro, com 670 militares. Para o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, a presença ostensiva e o uso de tecnologia reforçam a confiança da população e a efetividade da segurança pública no Estado.











