A Polícia Civil de Mato Grosso iniciou nesta quinta-feira (16) a Operação Opaco, com o objetivo de desarticular núcleos operacionais de uma facção criminosa em Várzea Grande. A ação, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), cumpre cinco ordens judiciais – incluindo um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão – expedidas pelo Juízo de Garantias da Capital a partir de investigações do Gaeco.
As investigações tiveram início após uma prisão realizada em 2022, quando foram apreendidos entorpecentes, balança de precisão e cadernos com anotações do tráfico. O aprofundamento do caso revelou que o investigado, mesmo condenado e em liberdade condicional, mantinha função de liderança na facção, atuando na cobrança de dívidas, mediação de conflitos e logística de distribuição de benefícios.
De acordo com o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis Júnior, a operação reforça o combate ao crime organizado e conta com o apoio da população por meio de denúncias anônimas nos números 197 e 181. A ação integra o Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e busca interromper a atuação de lideranças que agiam nas sombras do crime.











