A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Vertigem, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico de drogas sintéticas em Cuiabá. Ao todo, estão sendo cumpridas 17 ordens judiciais, incluindo nove mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em endereços das cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Repressão a Narcóticos (Denarc), começaram em 2023, após a Operação Doce Amargo. Na época, documentos e eletrônicos apreendidos na casa de um assessor do Judiciário revelaram ligações com o tráfico de drogas. A partir desse material, a polícia identificou uma rede de fornecedores, incluindo o principal alvo da operação: um traficante que está atualmente no Paraguai e enviava drogas sintéticas para a capital.
Com as provas reunidas, a Polícia Civil pediu à Justiça o cumprimento dos mandados, que foram autorizados e executados na manhã desta quarta-feira. O objetivo é interromper as atividades do grupo criminoso e identificar outras pessoas envolvidas na distribuição das drogas.
A Operação Vertigem integra a Renorcrim, uma rede nacional que reúne delegados e promotores de todo o país para fortalecer o combate às organizações criminosas. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e busca desenvolver ações de inteligência e estratégias duradouras contra o crime organizado.










