A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, nesta terça-feira (22), em Cuiabá, uma solenidade em homenagem às unidades e policiais que se destacaram no programa Tolerância Zero, com base nos resultados do primeiro semestre de 2025. A cerimônia marcou também o início das comemorações pelos 190 anos da corporação.
As homenagens reconheceram ações de alto impacto no combate à criminalidade, redução de índices de violência e produtividade no enfrentamento ao crime organizado em todo o estado. Na mesma ocasião, o Governo do Estado entregou à corporação um novo lote de armamentos — incluindo 128 fuzis e cinco metralhadoras —, fruto de um investimento de R$ 6 milhões em segurança pública.
Durante o evento, o governador Mauro Mendes parabenizou a atuação da Polícia Militar e anunciou que a eficiência e a produtividade das forças de segurança passarão a ser premiadas financeiramente a partir de 2026.
“Vamos concluir o decreto que regulamenta a remuneração por produtividade e eficiência. A partir de 2026, quem entregar os melhores resultados na redução da criminalidade será recompensado”, afirmou o governador.
Ocorrências de maior destaque
Três ações foram reconhecidas como as principais operações do semestre:
1º lugar – 8º Comando Regional (Juína): responsável pela maior apreensão de drogas da história da PMMT: 1,5 tonelada de cocaína localizada em Juruena, em ação conjunta com Gefron, Bope e Polícia Federal.
2º lugar – 10º Comando Regional (Vila Rica): frustrou tentativa de ataque criminoso em Confresa, resultando na morte de três suspeitos, entre eles o assaltante de bancos mais procurado do país. A ação recuperou R$ 300 mil em espécie e apreendeu armas.
3º lugar – 6º Comando Regional (Cáceres): após uma série de homicídios, a PM prendeu oito integrantes de facção criminosa e apreendeu quatro armas em uma operação que durou 96 horas.
Destaques por desempenho
Além das grandes ocorrências, unidades também foram premiadas por indicadores operacionais:
5º CR (Barra do Garças): melhor índice de redução de homicídios;
2º CR (Várzea Grande): maior número de prisões de foragidos da Justiça;
13º CR (Água Boa): destaque na elaboração de TCOs e condução de suspeitos;
3º CR (Sinop): maior número de veículos recuperados e apreensão de armas;
8º CR (Juína): também liderou na categoria “Apreensão de drogas”.
Os reconhecimentos foram divididos em sete categorias: Elaboração de TCOs, Apreensão de drogas, Recuperação de veículos, Apreensão de armas, Prisão por mandado, Redução de homicídios e Condução de autores de TCO. Batalhões, companhias, pelotões e núcleos da PM também foram homenageados.
Balanço do programa Tolerância Zero
Desde o início da Operação Tolerância Zero, em janeiro, a Polícia Militar registrou avanços expressivos no combate à criminalidade. Segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), já foram apreendidas:
13,4 toneladas de drogas;
791 armas de fogo e simulacros;
501 veículos recuperados;
39.291 boletins de ocorrência e TCOs registrados.
Além disso, houve aumento nos principais indicadores de produtividade:
Prisões por tráfico de drogas: +27,3% (de 1.655 para 2.106);
Prisões de foragidos: +28,5% (de 1.409 para 1.860);
Prisões em flagrante: +8,6% (de 5.863 para 6.369).
Presenças
A solenidade contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, da senadora Margareth Buzetti, do deputado estadual Elizeu Nascimento, além dos secretários Fabio Garcia (Casa Civil), César Roveri (Segurança Pública) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo). Também estiveram presentes o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gledson Bezerra.