Fonte: Redação CIM/MT
A Flávia Moretti, concedeu uma entrevista nesta manhã, início de julho, durante o evento da parceria entre o Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos (AGER). A nova colaboração visa fortalecer a fiscalização e melhorar a qualidade do serviço de abastecimento de água na cidade.
A prefeita enfatizou que a AGER não apenas fiscalizará, mas também auxiliará o DAE na identificação de pontos críticos e fragilidades no sistema de abastecimento. “Ela vai nos ajudar nesses trabalhos diariamente. Até que a gente faça a concessão e posteriormente, com a concessão privada, fiscalizar a empresa que irá atualizar perante o DAE”, explicou Moretti.
Quando questionada sobre um possível aumento nas tarifas da água, Flávia Moretti garantiu que, por enquanto, não haverá prejuízo para os cidadãos. “A princípio fizemos o termo de convênio com a AGER, onde já está previsto dentro do faturamento do departamento. Não tem prejuízo para o município e munícipe agora”, afirmou.
O presidente da AGER-MT, Luis Alberto Nespolo, também esteve presente na entrevista e destacou que a atuação da agência se dará em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Águas (ANA). Ele ressaltou que a regulação será compartilhada e que o objetivo é garantir a universalização do serviço público de saneamento. “Temos essa obrigação também de fazer a adoção dessas normas e aplicação no serviço público de saneamento”, disse Nespolo.
Sobre auditorias ou metas específicas solicitadas à AGER, ele esclareceu que a agência não estabelece objetivos próprios, mas sim mede-se dentro dos objetivos propostos pelo governo municipal. “A política pública é do executivo, é da prefeita, junto com os vereadores”, completou.