Após duas semanas em agendas oficiais nos Emirados Árabes Unidos e na China, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, reassume nesta segunda-feira (10) o comando da Prefeitura, trazendo novas propostas e possibilidades de cooperação internacional nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e desenvolvimento urbano. Durante sua ausência, a vice-prefeita Vânia Rosa esteve à frente da administração municipal.
A missão internacional incluiu a participação no maior encontro de prefeitos do mundo, realizado nos Emirados Árabes, e uma série de visitas técnicas a Beijing, Shanghai, Suzhou e Yiwu, na China. O objetivo foi divulgar o potencial econômico de Cuiabá e buscar soluções inovadoras que possam ser aplicadas na capital mato-grossense.
Em território chinês, o prefeito apresentou oportunidades de negócios e tratou de novas tecnologias em transporte urbano, como o ART (Autonomous Rail Transit), o DRT (transporte sob demanda) e os ônibus elétricos. A pauta da mobilidade urbana inteligente foi um dos principais focos das reuniões e visitas a fábricas de alta tecnologia, centros de pesquisa e cidades-modelo, como Suzhou, referência global em inovação urbana.
A comitiva também foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, Fernando Medeiros, e pelos vereadores Eduardo Magalhães e Demilson Nogueira. O grupo reforçou tratativas diplomáticas e buscou ampliar a integração de Cuiabá com os mercados árabe e asiático, apresentando projetos de crescimento sustentável, arborização, infraestrutura viária e incentivo ao agronegócio.
De acordo com Abilio, a viagem representou um marco nas relações internacionais do município e abriu novas perspectivas de investimento.
“A missão foi extremamente produtiva e nos proporcionou acesso a oportunidades concretas nas áreas de mobilidade, tecnologia e sustentabilidade. Nos próximos dias, vamos apresentar à população os resultados e as propostas que poderão ser implementadas em Cuiabá”, afirmou o prefeito ao reassumir o cargo.
Com relatórios técnicos, propostas de cooperação e novos contatos diplomáticos, a Prefeitura deve iniciar ainda neste mês uma agenda de reuniões internas para definir, junto ao Governo do Estado e a instituições locais, quais iniciativas terão prioridade na implementação das tecnologias e parcerias identificadas durante a viagem.











