Na manhã deste sábado (13), a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, promoveu uma atividade especial no Abrigo de Idosos Bom Jesus. A ação marcou o início de um projeto piloto que visa promover o bem-estar emocional por meio da interação entre os moradores do abrigo e cães acolhidos pela diretoria.
Cinco cães, entre filhotes e adultos, foram levados ao local com o propósito de estimular vínculos afetivos, resgatar memórias e proporcionar momentos de alegria tanto aos idosos quanto aos animais, muitos deles com histórico de abandono.
De acordo com a diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Ens, a iniciativa vai muito além do entretenimento:
“É uma ação com grande valor emocional. Tanto os idosos quanto os cães têm histórias de abandono e recomeço. Essa conexão ajuda a reviver bons sentimentos e fortalecer a autoestima. Queremos, futuramente, incluir gatinhos também, já que muitos residentes gostam deles”, explicou.
Pesquisas apontam que o contato com animais pode trazer benefícios neuropsicológicos, como melhora no humor, na tranquilidade e na disposição. O impacto da visita foi imediato: os idosos sorriram, interagiram e se emocionaram. Um deles, o senhor José Francolino da Silva, expressou sua alegria ao lado do novo amigo canino:
“Esse aqui é o melhor amigo que a gente pode ter. É do homem, da mulher, da criança também. Ele é dócil, amoroso. Obrigado por trazer essa felicidade pra gente.”
A ação demonstra o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que envolvem cuidado e acolhimento tanto à população idosa quanto aos animais em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que o projeto seja expandido e se torne uma atividade regular nos abrigos da capital.