Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28 de agosto), o município de São José do Rio Claro (a 370 km de Cuiabá) recebeu a visita de servidores da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), vinculada à Setasc, para a realização de palestras educativas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Lar dos Idosos.
A iniciativa visa promover o conhecimento sobre os direitos básicos do consumidor e orientar a população quanto à prevenção de abusos nas relações de consumo. Ao todo, mais de 70 pessoas participaram das atividades, que contaram com o apoio do Procon Municipal.
Segundo a secretária adjunta do Procon Estadual, Cristiane Vaz, a ação busca ampliar o acesso à informação e ajudar os consumidores a se protegerem. “Queremos que os cidadãos saibam identificar práticas abusivas e fraudes, especialmente no momento da compra de produtos ou contratação de serviços. Informação é a melhor forma de prevenção”, destacou.
As palestras abordaram temas como proteção de dados pessoais, assédio financeiro e cuidados com compras e contratações online. Na atividade realizada no Lar dos Idosos, o foco principal foi orientar aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC sobre como evitar golpes e fraudes direcionadas a esse público.
O servidor do Procon-MT e palestrante Maurel Amorim alertou para a recorrência de ofertas insistentes de crédito fácil, que atingem principalmente idosos, mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social: “Nosso objetivo é fortalecer a capacidade desses consumidores de reconhecer riscos e se protegerem de armadilhas contratuais e golpes virtuais. Informação é essencial para que não se tornem reféns do sistema financeiro”, explicou.
A coordenadora do Procon de São José do Rio Claro, Rosilene dos Santos, reforçou a importância das ações de educação para o consumo: “Ao conhecer seus direitos, o consumidor pode evitar cláusulas abusivas e descontos indevidos, garantindo uma vida com mais segurança e dignidade”, afirmou.
Quer agendar uma palestra do Procon?
O Procon-MT oferece palestras gratuitas para grupos de consumidores e fornecedores em todo o estado. Interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Relacionamento com os Municípios e Educação para o Consumo, pelo e-mail:
📧 procon.educacaoparaconsumo@setasc.mt.gov.br