Sema e PM realizam fiscalização intensiva na Baixada Cuiabana com apreensões de veículos, equipamentos e gado

01 á 30 - Banner Secundario - Prefeitura de chapa - PI 25200987

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso, realizou uma operação intensiva de fiscalização na Baixada Cuiabana entre os dias 7 e 10 de julho. Em quatro dias, foram apreendidos três tratores, duas motosserras, uma caminhonete e cabeças de gado encontradas em áreas irregulares. Além disso, duas pessoas foram conduzidas para a delegacia por porte ilegal de arma de fogo e transporte ilegal de madeira.

A operação faz parte da Tolerância Zero contra crimes ambientais e tem como foco o combate ao desmatamento ilegal, ao descumprimento de embargos ambientais e à prevenção de incêndios durante o período proibitivo do uso do fogo. Foram fiscalizadas quatro áreas nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Rosário do Oeste e região do Manso.

Na quinta-feira (10), a equipe de fiscalização esteve em Rosário do Oeste, onde apreendeu um trator esteira usado em desmatamento dentro de Área de Preservação Permanente (APP), após denúncia recebida. Em outras frentes da operação, nas localidades do Manso e Chapada dos Guimarães, foram embargadas e apreendidas cabeças de gado mantidas em áreas sem licença ambiental, desmatadas ilegalmente ou com embargos descumpridos, conforme determina o Decreto Federal 6.514/08.

Durante a operação, cerca de 10 pessoas foram abordadas ou envolvidas nas fiscalizações. Uma delas foi conduzida à delegacia de Chapada dos Guimarães por porte ilegal de arma de fogo e munições. Em outra ação, dois tratores, duas motosserras e uma caminhonete foram apreendidos após flagrante de transporte ilegal de madeira extraída de forma irregular. O condutor do veículo também foi encaminhado à delegacia.

“É uma ação regular da fiscalização. Fazemos o deslocamento na região para poder descobrir hotspots, que são possíveis áreas com infrações ambientais. Nesse caso, estamos atuando em locais com indícios de descumprimento de embargos”, explicou o analista da Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Sema, Alexandre Soledade.

As ações reforçam o compromisso da Sema e da Polícia Militar com a proteção ambiental e o enfrentamento de crimes ambientais em Mato Grosso. A atuação conjunta entre os órgãos é essencial para garantir a eficácia das operações e a preservação dos recursos naturais do estado.

ALMT Mulheres

Deixe uma resposta