Os deputados federais José Medeiros e Nelson Barbudo, ambos do PL, e Juarez Costa (MDB), todos representantes de Mato Grosso, não participaram da votação do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para contribuintes que recebem até R$ 5.000 por mês.
A proposta foi aprovada na noite de quarta-feira (1º) pela Câmara dos Deputados com apoio unânime dos presentes: 493 votos favoráveis. O texto agora segue para análise no Senado. Caso seja aprovado também pelos senadores, seguirá para sanção presidencial.
Segundo informações, José Medeiros estava em viagem oficial à Bélgica no dia da votação. Ele foi ao Parlamento Europeu denunciar o que considera violações de direitos humanos e perseguição política no Brasil, com críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). No cenário político nacional, Medeiros tem defendido a concessão de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas em Brasília.
Ao todo, 18 parlamentares de diferentes partidos não registraram voto na sessão. Os estados com maior número de ausências foram Mato Grosso e Ceará, com três deputados cada sem participação na votação.











