A Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) apreendeu mais de 13,4 toneladas de drogas nos sete primeiros meses do programa Tolerância Zero, uma iniciativa do Governo do Estado para intensificar o combate ao crime. Os números foram apresentados nesta quarta-feira (16), durante coletiva no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Mauro Mendes, do secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, e do secretário de Justiça, delegado Victor Hugo Bruzulato.
O resultado representa um aumento de 184% em relação ao mesmo período anterior ao início do programa de dezembro de 2023 a junho de 2024, quando foram apreendidas 4,7 toneladas de entorpecentes.
“Me orgulho muito de todos os investimentos que conseguimos fazer nesses anos. Mato Grosso é hoje um dos únicos estados com 100% de cobertura de rádio digital e com todas as forças de segurança equipadas com armamento de ponta. Esses dados mostram que o Tolerância Zero tem reduzido expressivamente as práticas criminosas no Estado”, destacou o governador Mauro Mendes.
Além da grande quantidade de entorpecentes apreendidos, o balanço apresentado mostra crescimento em outros indicadores importantes:
Prisões por tráfico de drogas: subiram de 1.655 para 2.106 (aumento de 27,3%)
Prisões de foragidos da Justiça: de 1.409 para 1.860 (aumento de 28,5%)
Demais prisões em flagrante: de 5.863 para 6.369 (aumento de 8,6%)
Durante o período, a PM também registrou 39.291 boletins de ocorrência e TCOs, apreendeu 791 armas e simulacros de arma de fogo e recuperou 501 veículos que haviam sido furtados ou roubados.
O comandante-geral da PMMT, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, também destacou o impacto positivo do programa e o reforço nos recursos disponíveis para a corporação.
“Estamos caminhando juntos para um Estado mais seguro. Esses dados comprovam o empenho dos nossos policiais e o resultado de um trabalho integrado e bem estruturado. Agradeço ao governador pelos investimentos e aos policiais militares pela dedicação em todos os municípios”, disse Tinoco.
O programa Tolerância Zero foi lançado com o objetivo de fortalecer a atuação da Segurança Pública em todo o estado, com foco no enfrentamento à criminalidade, aumento das prisões, combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas ilegais. As ações seguem em andamento em todas as regiões de Mato Grosso.