Amaggi e Inpasa anunciam investimento bilionário em novas usinas de etanol em Mato Grosso

Reprodução: Internet.

Após reunião com o governador Mauro Mendes, as empresas multinacionais Amaggi e Inpasa confirmaram uma nova parceria para construir três usinas de etanol de milho em Mato Grosso. O anúncio foi feito na última sexta-feira (29), com investimentos estimados em R$2,5 bilhões, que devem gerar centenas de empregos diretos e indiretos no estado.

A decisão das empresas foi tomada após um encontro realizado na semana anterior, mediado pelo ex-senador Cidinho Santos, que também preside o Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste. A reunião contou com a presença do ex-governador e investidor Blairo Maggi, da diretoria da Amaggi, e do fundador da Inpasa, José Lopes. Segundo os empresários, o ambiente favorável criado pelo Governo de Mato Grosso foi essencial para viabilizar os investimentos.

Entre os fatores destacados pelas empresas estão a agilidade na concessão de incentivos fiscais, a redução da burocracia, o equilíbrio das contas públicas e a diminuição de mais de 140 taxas e impostos desde o início da atual gestão. Para o governador Mauro Mendes, esses avanços explicam o crescimento da confiança do setor privado. “Criamos um ambiente propício para o desenvolvimento. É por isso que Mato Grosso vem atraindo cada vez mais indústrias e investimentos expressivos”, afirmou.

Mato Grosso lidera a produção nacional de etanol a partir do milho e é o segundo maior produtor de etanol em geral, atrás apenas de São Paulo. Na safra 2023/2024, o estado produziu 4,54 bilhões de litros de etanol de milho em 14 usinas em operação — 11 delas dedicadas exclusivamente ao processamento do cereal. A expectativa é que, até 2031, a produção alcance 9,6 bilhões de litros por ano, consolidando ainda mais o protagonismo de Mato Grosso no setor de biocombustíveis.

Deixe uma resposta