Incêndio na Serra Azul: Prefeitura de Barra do Garças declara situação de emergência por 180 dias

Reprodução: Internet.

A Prefeitura de Barra do Garças declarou, nesta segunda-feira (8), estado de emergência devido ao agravamento do incêndio no Parque Estadual da Serra Azul. A medida visa agilizar ações de combate ao fogo, que já mobiliza bombeiros, militares do Exército e brigadistas, com o apoio de aeronaves especializadas.

O decreto de emergência tem validade de 180 dias e permite a adoção de medidas imediatas, como a compra de equipamentos, reforço de pessoal e aquisição de insumos, com o objetivo de conter as chamas, reduzir os impactos ambientais e iniciar a recuperação da área afetada.

O documento já foi encaminhado à Câmara Municipal para referendo, além de ter sido submetido à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A situação também será comunicada ao Governo Federal, em busca de apoio logístico e institucional para intensificar as ações de resposta ao desastre.

Na semana passada, a administração municipal solicitou reforços ao Governo do Estado, que disponibilizou três aeronaves — duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros — para auxiliar no combate aéreo ao incêndio.

Enquanto isso, em terra firme, equipes do Corpo de Bombeiros, militares do Exército e brigadistas seguem trabalhando para impedir o avanço do fogo na vegetação da unidade de conservação.

Deixe uma resposta