Mato Grosso avança em negociações para comercializar créditos de carbono

Reprodução: Internet.

O Governo de Mato Grosso está em fase avançada de negociações para iniciar a comercialização de créditos de carbono do estado. A informação foi reforçada pela secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, durante uma reunião realizada nesta terça-feira (23), na Semana do Clima de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Na ocasião, Lazzaretti destacou a importância da validação dos dados sobre o estoque de carbono de Mato Grosso como etapa essencial para garantir segurança jurídica no processo. “Estamos atuando com nossa equipe técnica, em parceria com a PCI (Produzir, Conservar e Incluir) e outros colaboradores, para garantir um ambiente seguro para o início da comercialização. Com a Emergent, discutimos os próximos passos para consolidar esse projeto”, afirmou.

Segundo a secretária, Mato Grosso está prestes a concluir os preparativos para ingressar efetivamente no mercado de carbono, aproveitando os ativos ambientais obtidos por meio das políticas estaduais de combate ao desmatamento ilegal e controle de incêndios florestais.

“Estamos muito próximos de concluir esse processo e de colocar nossos créditos à disposição do mercado. É um trabalho coletivo, fruto de um esforço integrado que está, enfim, se tornando realidade”, acrescentou.

O promotor de Justiça Marcelo Vachiano também participou da reunião e ressaltou o impacto positivo da estratégia na preservação ambiental e na qualidade de vida da população. “É fundamental acompanhar de perto essas negociações, para que as melhores decisões sejam tomadas em favor do meio ambiente e da sociedade mato-grossense”, afirmou.

A comitiva mato-grossense também contou com a presença da secretária de Comunicação, Laice Souza; da secretária adjunta de Recursos Hídricos da Sema, Lilian Ferreira dos Santos; além de técnicos e servidores do Governo do Estado.

Deixe uma resposta