A Polícia Civil prendeu, no domingo (19), em Cuiabá, um homem de 28 anos que cumpria pena de seis anos por tráfico de drogas e encontrava-se foragido desde junho. Integrante de uma facção criminosa, ele era apontado como o responsável pelo comércio ilegal de drogas na região do CPA.
A captura foi realizada por equipes da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A prisão ocorreu enquanto o foragido transitava de carro pela Avenida Brasil, no bairro Morada da Serra, após investigações que incluíram monitoramento, coleta de informações e cruzamento de dados.
Após a detenção, o homem foi levado à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, apresentado à Justiça.
De acordo com o delegado Rodrigo Azem Buchdid, a Polícia Civil tem mostrado, por meio de diversas operações, que o trabalho técnico e investigativo qualificado gera resultados eficazes no combate à criminalidade. “Não tem dia e hora, estamos o tempo todo trabalhando os dados que chegam até nosso conhecimento”, afirmou.
O preso tem histórico familiar ligado à criminalidade. Ele é filho de Claudio Cesar Benedito dos Santos, conhecido como “Cesar Gordo”, traficante que atuou por anos nos bairros Morada da Serra e Dr. Fábio, na capital, e faleceu em 2021.
Em 2016, pai e filho já haviam sido detidos juntos por tráfico de drogas e associação para o tráfico durante uma operação da Polícia Civil no CPA IV. Na ocasião, foram apreendidos tabletes de maconha — parte deles escondidos em uma mochila infantil —, além de pequenas porções de maconha e pasta base de cocaína.
Com a morte de Claudio Cesar, seu filho teria assumido o controle do tráfico de drogas na mesma região, mantendo a atuação criminosa da família até ser preso novamente.











