ALMT reconhece defensores da causa animal em sessão solene e celebra avanços nas políticas públicas

09 á 19/06 - Banner Secundario - ALMT2 - PI 16517

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta terça-feira (23), uma sessão especial em homenagem a protetores independentes, representantes de ONGs, organizações da sociedade civil, médicos-veterinários e instituições que atuam na defesa dos animais no estado. Proposta pelo presidente da Casa, deputado Max Russi (Podemos), a solenidade ocorreu no Plenário das Deliberações e também serviu para balançar os avanços do Parlamento estadual no fortalecimento da proteção animal.

Max Russi enfatizou que as conquistas na área são fruto de um esforço coletivo e lembrou iniciativas como a criação da Câmara Setorial Temática em Defesa da Causa Animal, em 2023, posteriormente transformada em Grupo de Trabalho permanente. Entre os resultados, ele citou a distribuição de cartilhas educativas, campanhas como o Abril Laranja, o projeto GT em Movimento, a destinação de quase R$ 2 milhões em emendas parlamentares e a realização do Summit Animal.

O presidente do Grupo de Trabalho Permanente, Nilson Portela, reconheceu que Mato Grosso ainda carece de mais políticas públicas voltadas à causa, mas avaliou positivamente os passos dados pelo Legislativo. Ele também exaltou a atuação voluntária de ONGs e protetores que atuam na linha de frente do acolhimento animal.

A procuradora de Justiça Elisamara Portela, do MP-MT, classificou a proteção animal como um “indicador do grau de civilidade da sociedade” e reafirmou o compromisso do Ministério Público no combate aos maus-tratos. Ela destacou ainda o Banco de Projetos (BAPRE), que permite que entidades cadastradas recebam recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), e incentivou os protetores a inscreverem suas iniciativas.

Homenageada com moção de aplausos, Valéria Serizier, da Associação Protetora dos Animais de Mato Grosso (Apam), agradeceu o reconhecimento, mas alertou para as dificuldades financeiras enfrentadas pelas organizações, que vão além da alimentação e incluem gastos veterinários, medicamentos e manutenção dos espaços. Ela defendeu que o poder público assuma maior responsabilidade pelo suporte.

A protetora independente Sulla Pocahy, que cuida de 26 gatos e 12 cães em Cuiabá, disse não esperar pela homenagem e celebrou o gesto como um estímulo para que mais pessoas se engajem na causa. Ao todo, 386 pessoas foram agraciadas com moções de aplausos durante o evento, que reforçou o compromisso do Legislativo estadual com a defesa animal e a construção de uma rede de proteção mais ampla e estruturada.

09 á 19/06 - Banner Secundario - ALMT2 - PI 16517

Deixe uma resposta