O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está pedindo o apoio da população para aumentar os estoques de sangue, especialmente dos tipos O+, O-, AB- e B-, que se encontram em nível de atenção.
De acordo com o diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, além de atender normalmente os hospitais do estado, o Hemocentro também atuará como retaguarda para o envio de hemocomponentes, caso haja necessidade durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém (PA).
O evento reunirá líderes mundiais, representantes governamentais, organizações internacionais, diplomatas, empresários e ativistas de várias partes do planeta.
“Precisamos manter os estoques em níveis seguros para atender Mato Grosso e, se necessário, contribuir com situações emergenciais ou grandes demandas que possam surgir durante a COP 30”, destacou Modolo.
O diretor reforça o convite para que os cidadãos procurem o MT Hemocentro, localizado na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, em Cuiabá, e façam sua doação.
“Contamos com a solidariedade dos mato-grossenses. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas estamos com escassez nos tipos O+, O-, AB- e B-”, acrescentou.
As coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem intervalo para o almoço.
Quem pode doar
Para doar, é necessário:
Apresentar documento oficial com foto;
Pesar mínimo 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos).
Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só pode doar se já tiver realizado doação antes dos 60. Menores de idade (16 e 17 anos) precisam de autorização dos pais ou responsável legal.
Homens podem doar até 4 vezes por ano, e mulheres até 3 vezes, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações. São coletados até 450 ml de sangue por vez, e recomenda-se evitar álcool e exercícios físicos após o procedimento.
Agendamento e comprovantes
O agendamento pode ser feito pelo Sistema de Agendamento, pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (mensagens) ou pelos telefones (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O doador recebe um comprovante de comparecimento e, em caso de doação efetivada, é emitido um atestado de doação de sangue que pode ser usado para justificar ausência no trabalho.










