Operação Deepfake: Polícia Civil desarticula esquema de manipulação de imagens em Mato Grosso

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (4), a Operação Deepfake, com o objetivo de apurar a manipulação e divulgação de imagens de uma mulher de Lucas do Rio Verde em sites da internet. Ao todo, foram cumpridos sete ordens judiciais, sendo quatro mandados de busca e apreensão e três de quebras de sigilo telemático, todos executados na cidade de Várzea Grande.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Lucas do Rio Verde, começaram após a vítima procurar a polícia relatando o uso indevido de suas fotos em perfis falsos.

Durante as apurações, os policiais identificaram o responsável por se passar por ela nas redes sociais, utilizando suas imagens para criar contas falsas e manipulando-as com o uso de ferramentas de inteligência artificial.

As montagens foram inseridas em plataformas de conteúdo adulto, causando sérios prejuízos à reputação e à dignidade da vítima. Com o avanço das investigações, foram mapeados os endereços ligados ao suspeito, bem como os dispositivos e plataformas usados no crime.

A Justiça autorizou as buscas e a quebra de sigilo telemático, que resultaram na apreensão de aparelhos eletrônicos. O material será analisado, e as investigações continuam para esclarecer todos os detalhes do caso.

Deixe uma resposta